Heróis: bombeiros salvam recém-nascido de três dias com sinais de engasgo
Militares encontraram a mãe em via pública, segurando o bebê e pedindo por socorro
Por: Redação PatosJá
Fonte: Bombeiros Militar - Lorena Teixeira
Militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais salvaram um recém-nascido, de apenas três dias, com sinais de engasgo na cidade de Unaí. De acordo com as informações, a equipe foi acionada para atender à ocorrência na noite do último sábado (14).
No local, os militares encontraram a mãe em via pública, abalada, segurando o bebê nos braços e pedindo por socorro. Imediatamente, iniciaram as manobras de desobstrução das vias aéreas, conforme indicam os protocolos de atendimento pré-hospitalar.
Após os procedimentos, o bebê apresentou melhora na respiração. O Corpo de Bombeiros reforça que, em casos de emergência, o acionamento imediato pelo 193 é essencial para garantir rapidez no atendimento e aumentar as chances de salvar vidas.
Vale destacar que, nestes casos, é necessário manter a calma e avaliar a gravidade do engasgo. Caso o bebê esteja tossindo com força ou chorando, é um bom sinal, uma vez que significa que ele está respirando, diferente de quando ele não emite som.
Nesta situação, se a criança não conseguir chorar e começar a ficar arroxeada, os responsáveis devem ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193). Um aviso importante: nunca sacuda o bebê.
Leia também
